19 de out. de 2013

Teste em animais


Os laboratórios e indústrias de cosméticos usam animais para teste de medicamentos, vacinas, cosméticos e produtos de limpeza. Os animais usados são criados em viveiros chamados biotérios e geralmente são sacrificados após o estudo.

Além do teste de irritação dos olhos, a PEA enumera alguns dos principais testes realizados em animais:
  • Teste de irritação dermal: aplicação de substâncias em peles raspadas e feridas até que se cause edema ou sangramento.
  • Teste LD 50: teste de medição de toxicidade de substancias, inseridas no organismo animal através de uma sonda gástrica. Além da perfuração, há ocorrência de dores fortes e convulsões, dentre outros sintomas. As doses são administradas até que metade da população do teste morra.
  • Testes de Toxidade Alcoólica e Tabaco: inalação de fumaça e ingestão de bebidas alcoólicas e posterior dissecação para estudo dos efeitos destas substâncias no organismo.
  • Testes comportamentais: os animais são submetidos à privações de diversos tipos, como a de água, comida, amor materno, sono, dentre outros. Podem ser feitos testes para observação do medo e estresse. Pode-se realizar estes estudos com a abertura do cérebro e colocação de eletrodos, durante os testes.
  • Testes armamentistas: submetem os animais à radiação de armas químicas, explosões, colisões, inalação de fumaça, gases tóxicos.

Atualmente, alternativas vem sendo buscadas para evitar o uso de animais. Uma das possibilidades é o cultivo de tecidos animais in vitro, que permitem a observação de toxidade nas células.
O PEA possui uma lista de empresas que não testam seus produtos em animais: 
http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm
Empresas que testam:
 http://www.mediapeta.com/peta/PDF/companiesdotest.pdf

Algumas das companhias nacionais com política de não crueldade são lista completa no site:
  • Água de Cheiro, Bioderm ,Contém 1g, Davene, Éh Cosméticos, Embelleze, Eudora, Farmaervas, Granado, Impala, Jequiti, Koloss, L´aqua di Fiori, Leite de Rosas, Nativa, Biocosméticos, Natura, O Boticário, OX, Quem Disse Berenice, Racco, Vult, Ypê.
*Fonte: PEA, consultado em outubro de 2013.

PRÓS E CONTRAS DOS TESTES EM ANIMAIS
Pelo bem da ciência ou pelos direitos dos bichinhos de laboratório
CIENTISTAS:
Sem os testes, as prateleiras das farmácias estariam vazias. Não haveria como criar novos remédios sem experimentá-los antes em bichos de laboratório. Os cientistas ressaltam também que seguem rígidos protocolos e códigos de ética que garantem o bem-estar e impedem o sofrimento dos animais.
DEFENSORES:
A União Europeia aprovou, neste ano, novas regras que restringem o uso de animais em testes científicos. A medida é resultado de protestos de organizações que são contra tais experimentos. Os ativistas afirmam que os estudos são ineficazes e que drogas perigosas, como a talidomida , foram parar no mercado mesmo depois de testadas.

referencias:http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-sao-feitos-os-testes-de-laboratorio-em-animais, http://www.infoescola.com/medicina/testes-em-animais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário